BIBLIOLOGIA – PARTE 1

2695224325_03431a1a3d

ANTES DA BÍBLIA EXISTIR:

O mundo sem a Bíblia: isto parece difícil de acreditar. Todavia, durante os primeiros tempos, parece que não havia revelação escrita. Não se registram quaisquer escritos inspirados antes dos dias de Moisés. Dos escritos contidos na Bíblia, nós temos registrado e distintamente registrado que: Moisés escreveu todas as palavras do Senhor (Êx 24.4); o Espírito do Senhor falou a Davi (2 Sm 23.1,2); Lucas escreveu o seu Evangelho  (Lc 1.1-4); João escreveu o seu Evangelho e o Apocalipse (Jo 20.30; Ap 1. 1,2). Apesar de haver homens santos naqueles dias primitivos, com os quais Deus tinha frequentes comunicações verbais, mesmo assim nós não encontramos escrito que qualquer um deles fosse inspirado para escrever a Palavra Deus, ou para colocar a Palavra de Deus em forma escrita. Em muitos casos, quando agradou a Deus fazer a sua vontade conhecida, fê-lo verbalmente de uma maneira direta e pessoal, como fez com Adão (Gn 2.16), Caim (Gn 4.6), Noé (Gn 6.13), Abraão (Gn 28.13), etc.

Parece que, através deste meio verbal, Deus instruiu o homem concernente a muitas leis, que depois foram incorporadas ao Pentateuco, tal como o Sábado (Gn 2.3) e o casamento (Gn 2. 24). Assim, nós podemos ver que, desde o princípio, o homem sem as Escrituras e o conhecimento de Deus e suas leis. Contudo, deve ser lembrado sempre que, com ou sem a Bíblia, além das revelações verbais da parte de Deus, havia outras duas testemunhas independentes acerca de Deus: a Natureza ou as obras de Deus (Sl 19.1,3; Rm 1.19,20) e a Consciência ( Rm 2.14,15). Porém, essas duas eram imperfeitas porque a Natureza somente nos ensina que há um Deus, mas não diz quem Ele é, enquanto a valiosa dádiva da Consciência pode ser abusada, até o ponto de render-se inativa  (1 Tm 4.2 ). Acerca da comunicação verbal, deve-se dizer que ela só era dirigida a alguma pessoa privilegiada, que andava com Deus ou a quem Deus tinha uma mensagem especial. Consequentemente, havia necessidade de uma revelação mais ampla, clara, e de forma que todos pudessem receber. Essa revelação teria de ser escrita, tal como está na Bíblia, a Palavra de Deus viva, que permanece para sempre (1 Pe 1.23), que não somente nos conta que há um Criador, mas diz quem é Ele e o que Ele espera de nós.

O NASCIMENTO DA BÍBLIA:

O homem sob a dispensação da consciência fracassou. Agora ele havia de ser colocado sob a Lei. Portanto, cerca dos fins dos primeiros dois mil anos, Deus chamou Abraão para fora do seu ambiente idolátrico, de seu lar nativo, (Gn 12.1). Mudou o seu nome e constituiu líder de um povo (Gn 12.2- 15), conhecido como Israelita.

A esse povo, Deus equipou e preparou durante muitas gerações, para que pudesse em tempo oportuno tornar-se depositário duma revelação escrita (Rm 3.2; 9.4). E esse povo, como uma Nação separada de todos os outros povos sobre a terra, podia espalhar a bênção desta herança entre todas as nações (Mc 16.15; Lc 24.47; At 1.8).

Cerca de 500 anos depois da chamada de Abraão (1500 a.C.), veio o tempo para cumprir em forma escrita esta revelação, que era incorporar a história precedente dos 2500 anos anteriores, incluindo o relato da criação, junto com as leis de Deus, os preceitos, as promessas, as profecias, etc. Foi para este propósito que Moisés, o qual havia sido preparado de uma maneira sobresselente (Hb 1.24-27); At 7.22), para uma tarefa tão importante, foi escolhido deste povo separado para começar os escritos sagrados – como Estevão faz lembrar no Sinédrio (At 7.38; Êx 19.1-20).                            Enquanto a primeira referência sobre a escrita na Bíblia está em Êx 17.14, onde o Senhor ordenou a Moisés para escrever a peleja com Amaleque, num livro, provavelmente foi no cume do monte Sinai onde este homem manso ficou só, na presença de Deus, que este livro que está destinado a sobreviver os Céus e a Terra (Lc 21.33), foi iniciado. Profetas, apóstolos e outros homens santos de Deus continuaram a obra depois, como foram movidos pelo Espírito Santo, de tempos em tempos, até que o volume do livro ficou completo.

Ao todo, cerca de 40 homens (pessoas), de muitas profissões, estiveram empenhados nos escritos destes Oráculos, trabalho esse que abrangeu um período de mais ou menos 1600 anos, 1500 a.C., quando Moisés começou a escrever o Pentateuco no meio do trovão no monte Sinai até 97 d.C, quando o Apóstolo João, ele mesmo o “filho do trovão”  (Mc 3.17), escreveu seu Evangelho na Ásia Menor.

Graças e paz!

Pr. Misael Job

 10-07-2017

Deixe um comentário