QUANDO SE ADORAR OUTROS DEUSES

não terás outros deuses.jpg

Povos pagãos no meio de Israel (igreja)

“Estes ficaram para, por eles, o Senhor pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés”. Jz 3.4

Paganismo = adoração de outros deuses, principalmente os da mitologia grega. Para os cristãos do tempo antigo e de hoje, o paganismo é algo imoral, a qual contraria os nossos preceitos, é o mundanismo instalado dentro das igrejas.

Neste ponto da história o povo de Israel já havia ganhado algumas batalhas liderados por Josué, que após a sua morte, o povo de Israel cai de novo nas mãos dos inimigos, tanto na guerra como na sua espiritualidade.

A atuação de Deus durante esse período histórico não deve ser subestimada. O povo usufruía da conquista de Canaã, mas se afastava de Deus, depois tornavam a ele para pedir ajuda quando eram oprimidos, um padrão repetido muitas vezes. Mas Deus sempre despertava um líder no momento necessário. Somente Deus governa como REI DE ISRAEL e somente ele podia despertar líderes humanos para que servissem sob o senhorio dele.

Instituídos por Deus, os juízes eram homens que julgava a causa de Israel e estes surgiam a medida em que os israelitas se voltavam contra Deus. Os juízes eram homens tementes a Deus, cujo objetivo era mudar a situação em que o povo Israel vivia quando se afastavam de Deus, no momento em que adoravam outros deuses dos povos, que estavam na terra que foi prometida a eles por herança.  *Algo muito curioso é que onde havia a melhor terra, onde era mais prospera era a terra que estava em posse de povos que serviam a deuses falsos e Deus queria dar essa terra ao povo de Israel, não só porque prometeu, mas, para mostrar a diferença que existia entre servir ao Deus vivo para aqueles que adoravam a deuses feitos por mãos humanas.

Ao que o povo de Israel possuía um juiz ou líder, Israel vencia e continuava na guerra. Quando o juiz morria, o povo de Israel ia perdendo sua vontade de guerrear, deixava de seguir os mandamentos e acabava caindo nas leis dos cananeus, heteus entre outros, seguindo deuses deles e se afastando totalmente de Deus.

Negligência:
Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

A exemplo de deuses pagãos

MOLOQUE- é o nome do deus pagão que também era conhecido por MALCA ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã, sacrificavam seus bebês recém nascidos, eram jogados no ventre da estátua de Moloque, onde existia uma cavidade com uma fogueira ardente que consumia as crianças vivas. Mas também houve por parte dos Israelitas (Povo de Deus) uma adoração a este falso deus que eles adentraram na terra de Canaã, mas o Senhor nosso Deus já os havia advertido sobre Moloque em Levítico 20.2-5 “Também dirás aos filhos de Israel: qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará e voltar-me-ei contra esse homem, e o eliminarei do meio do seu povo, porquanto deu de seus filhos a Moloque, contaminando, assim, o meu santuário e profanando o meu santo nome”.

Imprudência: 
A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.

BAAL – é representado segurando um relâmpago, diz a história que derrotava os inimigos e estimulava a colheita. Os israelistas, nosso povo, também o adoravam como um deus da fertilidade. O culto a Baal estava enraizado na sensualidade e envolvia prostituição ritualística nos templos. Às vezes depois de invocar esse deus, se o mesmo se irasse, não “gostasse da oferta”, para o acalmar, os sacerdotes em rituais selvagens com gritos de êxtase se auto lesionavam, ou seja, reproduziam ferimento no seu próprio corpo.  “E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lanças, segundo o costume, até derramarem sangue.” I Reis 18.28.

Seguindo a história, no capítulo 3 e versículo 8, Deus se ira e entrega o povo na mão do rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a ele por 08 anos.

O povo clama novamente ao Senhor, após 08 anos de escravidão, Deus levanta o primeiro juiz OTNIEL, irmão de Calebe, e vindo sob ele o Espírito Santo, saiu a pelejar contra o exército do rei da Mesopotâmia e o subjugou e prevaleceu. A terra ficou em paz por 40 anos, até que OTNIEL faleceu, e tornaram, então os filhos de Israel a fazer o que era mau perante os olhos do Senhor.

*Deus levanta Débora, profetisa, julgava Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo de uma palmeira, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela com juízo. Ter juízo é ser obediente, é ter respeito é ouvir antes de falar, é sentar para aprender.

Era uma época em que Israel andava em tropeço e cada homem fazia aquilo que lhe parecia certo aos próprios olhos, Deus escolhe uma mulher de grande fé que estava disposta a segui-lo em obediência.

As Escrituras dizem que Débora era uma profetisa, significando que Deus lhe falava e ela transmitia Sua Palavra ao povo. Ela era uma juíza, portanto, julgava as pessoas que vinham até ela para resolver suas contendas. Naturalmente, ela também era esposa e mãe.

 

Detalhe: ela não chamava ninguém, as pessoas vinham até ela para revolverem suas discussões e pedirem conselhos. Ela não fomentava o ódio e não colocava mais lenha na fogueira, sabia guardar segredos, as pessoas confiavam nela; mediadora de conflitos.

 

Seu feito mais conhecido ocorreu quando os israelitas clamaram a Deus por libertação depois de 20 anos de opressão sob o jugo de Jabim, rei de Canaã. O poderoso Jabim tinha 900 carros de ferro e governava a partir de Hazor, no Norte de Israel. Débora, que vivia no Sul, fora de Jerusalém, nas regiões montanhosas de Efraim, convocou Baraque, da tribo de Naftali, da região de Hazor. Quando Baraque chegou, Débora corajosamente transmitiu-lhe o plano de Deus: “Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos” (Jz 4.6-7).

 

Baraque estava disposto a obedecer, mas insistiu que Débora fosse com ele. Ela concordou, porém, disse à Baraque que assim ele cederia a uma mulher a honra de capturar Sísera.

 

Imperícia: 
Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.

 

Naquele dia Deus sustentou Israel, como Débora sabia que Ele faria. O Senhor enviou uma chuva torrencial que inundou o ribeiro Quisom e fez com que a armada aparentemente invencível de Sísera atolasse na lama. Este fugiu e foi engodado por Jael, outra mulher, que cravou uma estaca de tenda em sua cabeça e o matou. Dessa maneira, Deus libertou Israel.

 

Mais tarde, Débora escreveu um belo cântico (Jz 5) que exalta a Deus e revela muito sobre sua própria pessoa. Ela era uma mulher de profunda fé e grande discernimento espiritual. Havia avaliado a sombria situação de seu país com perspicácia (Jz 5.6-7), compreendeu o motivo da decadência (idolatria, v.8) e assumiu a responsabilidade pela nação (vv. 7,12).

Ela tinha tanta autoridade que, quando convocou Baraque, ele veio imediatamente sem questionar sua autoridade ou suas instruções. Débora é a única mulher na Bíblia que não apenas governou Israel como também deu ordens militares a um homem, e isso com a bênção de Deus.

Quando ela mandava reunir as tropas, esperava que elas se apresentassem.

 

É interessante observar que não há evidência bíblica de que Débora tenha usurpado a autoridade masculina. É triste dizer que, provavelmente, existia pouca autoridade masculina fiel a Deus naqueles dias. Israel estava em condição espiritual tão lamentável que Deus envergonhou a nação daqueles dias depositando o mais alto cargo de liderança nas mãos de uma mulher.

 

Baraque, sem dúvida, foi um ótimo militar, e seu nome está registrado em Hebreus 11 como homem de fé. Porém, ele mesmo teria capturado Sísera se tivesse confiado um pouco mais em Deus. Débora, por outro lado, era uma simples esposa e mãe, mas sua fé a tornou um vaso muito mais útil para o Senhor do que alguém poderia imaginar.

 

“Naquele dia cantaram Débora e Baraque, dizendo: Desde que os chefes se puseram à frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao Senhor”. Jz 5.1

______________________________________________________________________

E nos dias de hoje porque sofremos tanto, se Jesus Cristo já venceu a morte, levou sobre si todas as nossas enfermidades e nos trouxe a paz? Isaías 53:4,5

DESOBEDIÊNCIA!!!

Hoje não precisamos de estátuas para adorar outros deuses. A nossa luta não é contra a carne mas sim contra o espírito. Nós negligenciamos ao cristianismo quando negamos a nossa fé.

O nosso mau comportamento, a falta de domínio próprio nos levam a desobediência a Palavra de Deus, logo, estamos adorando qualquer deus menos o Deus de Israel.

Muitas das vezes não somos o líder que deveríamos ser: dentro da casa o papel de sacerdote do lar é do homem. Não transmita essa responsabilidade para a mulher.

Muitas das vezes não temos um líder: devemos admitir que precisamos de ajuda, ninguém é feliz sozinho. O nosso ego deve ser controlado.

Muitas das vezes não obedecemos o líder: a obediência ou o juízo é a primeira qualidade que um cristão deve ter. Obedecer ao líder quer dizer que você está obedecendo a Deus, sendo assim Ele nos dá uma vida abençoada. A obediência é a chave para prosperarmos em nosso caminho e sermos bem-sucedidos. Deus tem o melhor proposito para as nossas vidas e Ele deseja que sejamos vencedores.

Muitas das vezes não respeitamos o líder: o respeito implica em ouvir antes de falar, em pedir conselhos e em honrar a liderança.

Aos pais: negligenciar na hora de educar os filhos, cuide o que os seus filhos escutam e olham na TV e na internet. Não transmita a responsabilidade de ensinar sobre a Palavra de Deus aos professores da igreja.

As mulheres: não ser submissa aos maridos.

Aos homens: a submissão não deve ser um abuso de poder. Alguns maridos usam esse termo bíblico para submeter as mulheres a humilhação como se elas fossem um tipo de escrava, que por vezes fazem exigências sexuais, contra a vontade deles, sob alegação de que devem obediência plena a eles segundo está na Bíblia. A submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade, Deus repudia qualquer ato violento contra a mulher. Antes, ser submissa, significa cooperar mutuamente, respeitar o sacerdote do lar, cada um em seu papel em bem comum, que é a edificação do lar e de cada um em amor.

As ovelhas: não obedecer ao seu pastor, provoca discórdia entre os irmãos gerando intrigas e fofocas.

Automaticamente, desrespeitando essas afirmativas, você adora a outro deus que não é o Deus de Israel.

*Débora em seu cântico final diz que Deus julga os pecados de omissão (ato de não mencionar algo que você saiba, deixar de lado as coisas de Deus, desprezar ou esquecer).

Ele amaldiçoa quem não ajuda; Ele castiga a superficialidade; Ele julga quem se omite em fazer o bem; Ele amaldiçoa quem não ama; Ele castiga quem não obedece ao Evangelho; Ele condena todos os que não creem em Jesus (NT).

Existe um ciclo vicioso repetido desde o tempo de juízes até hoje. Tem muita gente que sofre por causa de rebeldia, provocam rebeliões, discórdia, cristãos deixando ser usados pelo pai da mentira, dentro das igrejas. A opressão é resultado da rebelião, o povo ao desobedecer a Deus, provoca a sua própria miséria, as pessoas sofrem com necessidades, invasões e até mesmo desastres naturais.

Que nós possamos nos arrepender do nosso mau comportamento, que venhamos a dar honrar nossos líderes e obedecer a Palavra de Deus, só assim teremos bom animo para vencer as batalhas espirituais. Quando nos começamos a obedecer a Deus e automaticamente aos nossos líderes, a paz retorna novamente e nosso comportamento é mudado; todos notam é assim que começamos a imitar a Cristo como o apostolo Paulo manda que sejamos imitadores Dele.

 

Graças e paz!

 

Pr. Misael Job

 

06-10-2017

 

 

Deixe um comentário